sexta-feira, 3 de maio de 2013

MPT propõe pagamento da PLR 2012 nos moldes de 2011

Fonte: FENTECT
Trabalhadores e a ECT terão até dia 07 de maio para se pronunciarem sobre a proposta, que prevê ainda a retomada das negociações da PLR 2013
Mais uma vez a Fentect foi convocada a comparecer à reunião de mediação da PLR, no Ministério Público do Trabalho. A Federação, no entanto, já havia sinalizado na primeira reunião que não aceitaria a proposta apresentada que mantinha a vinculação ao GCR e previa a destinação de 8% do montante dos lucros para a cúpula da empresa, chamada de parcela estratégica. A proposta, que não apresentava vantagem alguma ao trabalhador, evidentemente, foi aceita de pronto pela direção da ECT.
 Mediante a reafirmação da Federação de que rejeitava a proposta, o procurador Ricardo José Macedo fez uma nova proposição: de que a ECT pagasse a PLR 2012 com base no acordo fechado em 2011. Ou seja, sem a parcela estratégica de 10% para a alta cúpula e sem a vinculação ao GCR. Já para a PLR de 2013, o Procurador propôs que fosse criada uma Comissão Paritária para discussão dos critérios da proposta. 
Ficou estabelecido o prazo de até 07 de maio para que os trabalhadores e a ECT se pronunciem sobre a proposta do MPT. A sugestão do MPT é um avanço, alcançado graças às lutas que vem sendo travadas pela Fentect e pelos trabalhadores. A Federação não vai aceitar que a Empresa tente enfiar goela abaixo suas vontades, e lutará em todas as instancias para que isso não aconteça. A ECT vem tratando a parcela estratégica como questão de honra, se recusando a ceder em um ponto que não apresenta outro propósito que não seja o de conceder privilégios aos considerados estratégicos. 
Como se não bastasse isso, ainda afirma que a parcela estratégica está sendo aplicada com base nas exigências da Lei 10.101/2000, que prevê a concessão proporcional de pagamento da participação nos lucros. Ou seja, mais uma vez, age como se os trabalhadores fossem burros, já que o que a Lei prevê é que sejam observados parâmetros, o que é muito diferente de dar privilégios, que é o que a Empresa está pretendendo. 
Desde o início das negociações, a ECT vem tentando jogar a Fentect contra a categoria dizendo em seus informes que a Federação não queria negociar, que o prazo limite de negociação já havia acabado e que só trataria da PLR 2013 (a ser paga em 2014), entre outras. Não vamos permitir esse tipo de joguete com a categoria! PLR justa já!


Um comentário:

  1. os representantes de trabalhadoresnão tem que concordar co esta mazela que a ect esta propondo,porque quem produz lucro para esta empresa são os carteiros na execução e atendentes das agencias, sendo obrigados a fechar metas exorbitantes ditas pela gerentes das agencias,no dia 4 de maio depois de um cassado dia de trabalho ao chegar no cdd fui abordado com um telegrama nos pedindo para que formasse pressão sobre os representantes dos trabalhadores, para que eles assinassem conforme o tst queria e ainda e também chamando os representantes de irresponsáveis,mas com este argumento chamaram todos os trabalhadores do mesmo,porque nos até então não tinha feito esta tal pressão,eu por minha vez me recusei a assinar esta o tal telegrama e muitos outros fizeram o mesmo porque todos nós temos a convicção que quem nos representa são muito responsáveis, difente de outros que estão gastando boa parte da nossa plr com cursos de araque em nome de um correio multinacional , e ainda falando no bem dos trabalhadores acho que todos nó deveria recusar_se de assinar estal tal telegrama em forma de protesto para que eles saibam que os trabalhadores não estão mais a mercé da empresa e que os representantes estão atento destes capitalistas esfuminhados que não mede as concequencias para tomar um centavos dos direitos dos trabalhadores que vergonha esta direção nos causa.

    ResponderExcluir