quarta-feira, 20 de março de 2013

Resposta de um carteiro a carta do Diretor Regional da SPI, que pede proatividade em 2013.



Carta do Diretor Regional
Chegou até o SINTECT/CAS a carta de um companheiro indignado com a correspondência que o Diretor Regional do Interior de São Paulo enviou na casa dos trabalhadores. Ele disse se sentir desrespeitado com o contéudo da correspondência, uma vez, que se sente vitima pela falta de PROATIVIDADE dos gestores da ECT, por ironia ou não, é justamente PROATIVIDADE  que a carta do Diretor Regional cobra dos trabalhadores no ano de 2013. 

O companheiro respondeu a carta e nos enviou com o pedido de que façamos que sua resposta chegue até o Diretor Regional. 

Registramos que embora a carta não seja escrita por nós do SINTECT/CAS, a direção do sindicato comunga do mesmo pensamento do companheiro, portanto assinamos embaixo tudo que esta escrito. Veja abaixo a carta resposta do companheiro:





                                                                                                       março de 2013.


Caro Diretor Regional,

Na carta enviada no mês de março deste ano, o senhor diz que “Estamos no início de uma nova jornada e continuamos nossa busca pela excelência”. Gostaríamos, primeiramente de lembra-lo que sim, é uma nova caminhada, mas o que podemos perceber, sem grande esforço, que essa jornada é a mesma pela qual andamos em círculos há alguns anos. Nós carteiros, buscamos sim a excelência, e focados nela que acordamos todas as manhãs para realizarmos nossas atividades, mas o senhor está se esquecendo de um porém: o êxito não depende apenas de nós funcionários, também depende de vocês!

Em alguns locais, chegou a faltar água nas descargas, ventiladores, iluminação adequada, as bolsas estão precárias, somos assaltados, acumulamos serviço por causa do déficit de funcionários, entre muitos outros problemas. Como o senhor pode falar em excelência sem nos proporcionar condições básicas de trabalho?

No ano de 2012, o tema foi Sinergia, que significa ação ou esforço conjunto; cooperação; ação conjunta de agentes cujo efeito combinado é maior que a soma dos efeitos individuais. E o senhor disse que o ano passado “trouxe bons resultados para o DR/SPI”. Ai surge outro questionamento: Bons resultados para quem, se os problemas são os mesmos e se agravam a cada ano? Não houve ação, muito menos esforço da Diretoria Regional em oferecer o MÍNIMO de condições de trabalho para nós carteiros. E o que começou torto, dificilmente se endireita, ainda mais quando só existem cobranças e não há cooperação.

Agora, o tema é proatividade, que realmente é tudo isso que o senhor cita na carta, mas que nunca vimos ser colocado em prática. Os problemas são relatados, clientes registram reclamações sobre atraso nas correspondências e os funcionários já cruzaram os braços em protesto as irregularidades, mas apenas medidas paliativas são tomadas e em último caso. Se o senhor descreveu tão bem o que é ser proativo, por que não resolveu os problemas já apontados e se prontificou em antecipar outros que poderiam ser citados? Talvez por ser mais fácil empurrar com a barriga. A DR/SPI está longe de “ser referência na ECT em gestão para a excelência, em desempenho empresarial e na satisfação das pessoas”, mas esse patamar não é impossível de ser alcançado. Para isso deve haver esforço em conjunto, e isso quer dizer: Dar condições básicas de trabalho para os funcionários, distribuir materiais adequados para o transporte das mercadorias, zelar pela segurança de seus funcionários e pagar em dia os benefícios (exemplo: vale-transporte), além de se preocupar com os clientes, mas se tudo funcionar em harmonia, eles não serão prejudicados.

Resumindo, não basta escrever uma carta com palavras bonitas de incentivo e fechar os olhos para a realidade de seus funcionários. O ideal é falar menos e fazer mais (ser proativo), para assim conquistar a excelência tanto citada pela Direção.

Atenciosamente,

Um de seus Carteiros prejudicados com o desconto dos dias de paralisação, ocorrido pela falta de proatividade de quem me cobra proatividade.

4 comentários:

  1. Isso é tudo que os carteiros da DR SPI querem dizer...

    ResponderExcluir
  2. "Um de seus Carteiros prejudicados com o desconto dos dias de paralisação, ocorrido pela falta de proatividade de quem me cobra proatividade".

    Seria cômico se não fosse trágico!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao companheiro que tão bem expressou todo o seu sentimento interno neste documento que é uma excelência em toda a sua escrita, muito bem pautado e detalhado, Porém, só faltou sua identificação, pois, na mesma não há em nenhum momento ofensas ao DR desta região e sim um desabafo de um "empregado" que nem ele. Claro que as funções são diferentes: um é comandante e o outro é comandado e, acho que quem faltou com respeito com o companheiro foi o DR que ordenou o desconto para mostrar aos seus superiores também que ele é "duro" nas suas decisões. Sempre digo aos meus companheiros que jamais quero ser DR, pois, não conheço nenhum em toda a ECT que manda em alguma coisa. Sempre os mesmos para ordenarem alguma coisa antes precisam da autorização dos caciques de Brasília. Pra findar meu comentário, são eles para mim, RAINHAS DA INGLATERRA - REINAM MAS NÃO GOVERNAM. São verdadeiros PINGUINS DE GELADEIRA. Mais ainda, não servem para muita coisa e,que o muito que ganham é até injusto pelo pouco que representam diante da nossa valorosa categoria.
    CHRISTIAN BARROS - Anistiado Politico - Art. 8º ADCT/88 E lei 10.559/02.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, "RAINHAS DA INGLATERRA" melhor definição não há, vc sintetizou em seu breve comentário o verdadeiro papel dos Diretores Regionais, uns verdadeiros "PINGUINS DE GELADEIRA". Parabéns!!!!

      Excluir