terça-feira, 30 de abril de 2013

Eleição do Conselho de Administração


Uma farsa a serviço dos patrões

O decreto 7.483/2011 que alterou o estatuto da ECT o adequou a lei 12.353/10 que define a participação de trabalhadores no conselho de administração das empresas públicas. O que poderia ser entendido como um avanço, se mostra como manipulação que permite os setores controlados pela direção da ECT sentar no conselho e homologar as decisões danosas da empresa para os trabalhadores. Pior que um ataque do governo e da direção da empresa é o voto favorável do representante do trabalhador no Conselho de Administração. 

É obvio que se tivéssemos conselheiro independente e combativo poderíamos colocar nossas discordância em tais votações dentro deste Conselho de Administração e ter acesso antecipado a projetos maléficos aos trabalhadores. Porém, não é isto que assistimos e sim duas candidaturas que representam os interesses de setores patronais.

De um lado a candidatura de Marcos César,  representante da ADCAP que apoiou o projeto 1.491/99 de FHC que privatizava a ECT.

Do outro lado a candidatura de Luizinho, representando a ala dos sindicalistas petistas nos Correios pertecendo ao mesmo grupo do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, Presidente da ECT Wagner Pinheiro, Diretor Regional da DR/SPI Joseph, da CUT e do Taliban/Cantoara sendo que, estes dois últimos citados foram os principais responsáveis pelas fraudes das assembléias, em que aprovaram o acordo bianual dentre outros ataques a categoria. Este grupo domina hoje, o Postalis que será o responsável pela “eleição” via internet em um servidor próprio.
  
FENTECT DENÚNCIA

A FENTECT denúncia à falta de transparência, de acesso para votação das bases da categoria e de fiscalização e auditoria de fato. É obvio que uma eleição séria deveria ser feita nos locais de trabalho com a coleta e apuração na frente dos trabalhadores. Não pela INTERNET controlada pelo POSTALIS. O incrível é que a FEDERAÇÃO desautorizou seus membros a participarem desta farsa. O  grupo  do diretor da FENTECT Taliban -PT  é  indicação da gestão da ECT para a Comissão Eleitoral do CA  e a empresa disse que reconhece eles como “representantes” dos trabalhadores. O que é absurdo e imoral, representante dos trabalhadores tem que serem indicados pelos próprios trabalhadores e não pela empresa que já tem seus representantes e que não são poucos, diga-se de passagem.

ECT usa eleição do Conselho de Administração para disputar SINTECT/CAS

Além do escândalo que é a eleição do membro do Conselho de Administração com formas manipuladas pela ECT, a direção da empresa usa este processo de eleição para liberar seus capachos, que tem a missão de montarem chapas para disputarem as direções dos sindicatos, inclusive, é o que está ocorrendo no processo eleitoral do SINTECT/CAS, que tem como objetivo tirar este sindicato das mãos dos trabalhadores e jogá-lo no colo da empresa.  Sem qualquer autorização ou participação do SINTECT/CAS que discorda de todo o processo montado para “eleição” do Conselho de Administração, a Diretoria Regional da DR/SPI escolheu o sindicalista Valdir para participar da Comissão Eleitoral, e ele aceitou. O SINTECT/CAS informa que este sindicalista faz parte desta comissão eleitoral por vontade própria, e a Diretoria Colegiada do sindicato desautoriza qualquer pessoa a falar em nome da entidade. 

Nota-se que a estratégia do governo e da direção da ECT é dominar tudo (CORREIOS, POSTALIS, FENTECT e SINDICATOS). Assim, foi no POSTALIS na eleição via INTERNET controlada por eles mesmos, nas Diretorias Regionais comprando sindicalistas que estão à venda e agora, na disputa do SINTECT/CAS. A Diretoria do sindicato repudia veementemente a eleição manipulada do Conselho de Administração e defende o "boicote" da mesma, uma vez que é notório a utilização deste processo para eleger um representante do governo e da empresa como se fosse representante dos trabalhadores. Fiquem de olho!

Um comentário: